Loading...

Tudo que você precisa saber sobre a cárie (ou não!)

Tudo que você precisa saber sobre a cárie (ou não!)
6 de setembro de 2018

Eu estou viciada em Lady Nigth, e ontem assisti um vídeo do “entrevista com especialista” que era com um Dentista. E no vídeo ele fala sobre a cárie poder ser passada por relação sexual ou beijo.

Calma; vamos falar sobre isso? 

Será que a cárie é mesmo infecciosa e transmissível? Eu mesma já falei sobre isso no meu instagram diversas vezes (@rafatelles para quem ainda não sabe!), mas vamos reforçar já que o convidado para o programa não fui eu e o especialista comentou um pequeno deslize:

A cárie não é transmissível!

Isso mesmo! Ela é o que chamamos de BIOFILME DEPENDENTE; ela depende do meio desequilibrado para se instalar.  A bactéria é transmitida, mas a doença cárie não!

Eu também fiquei chocada quando o que eu aprendi na faculdade foi por água abaixo! Mas a ciência é isso: sempre melhorando seus estudos e teses já ditas!

Sempre dizemos (já está no automático): a cárie é uma doença multifatorial e infectocontagiosa. Mas vamos então interpretar essa afirmação, dentro da atual concepção?

Para a cárie acontecer precisa necessariamente de quatro fatores: depende de substrato (comida/açúcar/biofilme), tempo (tempo de desenvolvimento mesmo!), hospedeiro (seu dentinho, porque cárie não gosta de mucosa!) e microorganismo (a danada da bactéria) – Se uma dessas pernas cair, A CÁRIE NÃO EXISTE! 👻

É isso: se um deles não existe a doença não acontece (outras podem se estabelecer, mas a cárie não!)
É necessário que as bactérias ainda sim se organizem sobre os dentes em forma de biofilme e que haja a ingestão frequente do açúcar.


GUARDA ISSO:

O que pode ser transmitido então são os microorganismos e não a doença em si.

 


Você pode agendar sua avaliação no Espaço Odonto em foco, que fica localizado no Rio de Janeiro.

Endereço: Av. Geremário Dantas 526/302 – Pechincha (Jacarepaguá)

Contato: (21) 3269-4719 / 99261-1010

Posts relacionados

Comentários

Pular para a barra de ferramentas