Loading...

Vamos falar sobre BICHECTOMIA?

Vamos falar sobre BICHECTOMIA?
27 de junho de 2016

A Bichectomia caiu na graça de todo mundo. É a queridinha do momento na Odontologia estética e Harmonização facial. Artistas do mundo todo estão aderindo a esse tipo de tratamento e os resultados são incríveis.

É uma cirurgia simples, que afina o rosto e acentua a “maçã do rosto”. Ficou conhecida por vários nomes, dentre eles: Cirurgia para remoção de bochechas, Contorno natural do rosto e até Efeito “Blush”!

 

Mas o que é a Bichectomia?

É uma plástica nas bochechas feita para deixar o rosto mais fino de forma rápida e não muito agressiva. A Bichectomia leva esse nome devido ser uma cirurgia para remoção do coxim adiposo da bochecha, chamado de “Bola de Bichat”. Daí o nome. A Bola de Bichat é uma bola de gordura que fica localizada entre a “maçã do rosto” e a mandíbula, nas paredes da bochecha, então quando são removidas promovem esse contorno no rosto (técnica de maquiagem muito utilizada para finar o rosto visualmente) e também um efeito BLUSH que a mulheres adoram. Mas não se engane que só mulheres que procuram esse tipo de tratamento; muitos homens também estão adeptos a ideia, para trazer um maior aspecto de jovialidade e harmonização do rosto.

 

Quais as indicações e os riscos?

Como toda cirurgia existem indicações, como também contraindicações (muito importante ficar atento a esse fato!). Apesar de ser simples, essa cirurgia não deve ser banalizada e necessita de conhecimentos científicos e anatômicos muito impostantes, pois o procedimento é irreversível.

Pessoas com problemas de saúde, como doenças infecciosas ativas, são contraindicadas a fazer esse tipo de cirurgia. Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação.

A região onde estão localizadas as bolas de Bichat está próxima de duas das ramificações do nervo do trigêmeo, o ramo maxilar (que acompanha todo o maxilar superior) e o ramo mandibular (que acompanha o maxilar inferior). Assim como vários outros nervos presentes no rosto, o nervo do trigêmeo é um nervo sensitivo que controla as sensações que se espalham pela face, enviando-as como mensagens ao cérebro. Caso esse nervo seja lesado, pode causar uma paralisia ou parestesia facial reversível ou não.

 

As principais indicações são:

– Pessoas que mordem o lado de dentro da bochecha

– Insatisfação com o volume muito grande das bochechas

– Baixa auto estima e insegurança com a aparência do rosto

– Falta de definição da linha da mandíbula e pescoço

– Rosto com volume aumentado mesmo perdendo peso (“emagreço e as bochechas continuam grandes”)

– Desejo de uma estética facial mais atraente

 

Como é a recuperação?

Quem faz o procedimento já pode voltar ao trabalho no dia seguinte. Entre os cuidados que se deve tomar no pós-operatatório estão: comer alimentos frios e macios nos dois primeiros dias e não realizar atividades físicas na primeira semana. Quanto aos resultados, eles começam a aparecer na segunda semana e o resultado final, entre dois ou três meses depois.

 

Curiosidade!

Essa bola adiposa também pode ser aproveitada em vários outros procedimentos cirúrgicos: fechamento de fistula buco-sinusal e preenchimento de lábios, por exemplo. O procedimento cirúrgico total (anestesia+acesso+remoção+sutura) de ambos os lados dura em média 40 minutos, e pode ser realizada sob anestesia local.

 

E onde eu posso fazer essa cirurgia?

Qualquer Cirurgião-Dentista apto e com conhecimentos elevados de Anatomia pode fazer essa cirurgia, mas aconselho que um especialista na área faça o procedimento.

 


Você pode agendar sua avaliação no Espaço Odonto em foco, que fica localizado no Rio de Janeiro.

Endereço: Av. Geremário Dantas 526/302 – Pechincha (Jacarepaguá)

Contato: (21) 3269-4719 / 99261-1010

 

Bêjo!

Posts relacionados

Comentários

Pular para a barra de ferramentas