Loading...

A influência da Harmonização Orofacial na Odontologia

A influência da Harmonização Orofacial na Odontologia
24 de julho de 2017

Artigo escrito para a revista Odonto Life&Press da Verve Editora Digital!

 

Harmonização Orofacial é uma palavra que caiu da boca e na graça dos Brasileiros. E não é a toa!

 

Se pararmos para analisar, estamos sempre tentando harmonizar alguma coisa: bebida com comida, ambiente e decoração, e agora, sorriso com a face. Como não pendamos nisso antes? A palavra harmonia pode nos transmitir diversas boas sensações, como bem-estar, equilíbrio, autoestima, segurança, beleza e leveza.

 

O impacto social de um sorriso bem estruturado e bem apresentado é tão ou mais importante do que a roupa que vestimos, principalmente em um primeiro momento. E por conta disso e de diversas outras evoluções na ciência, a Odontologia vem crescendo e mudando a perspectiva de estética, tanto oral como facial. A Odontologia mudou, e mudou para melhor, acredite!

 

Hoje não curamos apenas a dores físicas, mas também pensamos na doença como algo que além de tudo promove o desenvolvimento psicológico e social. Quando fazemos um procedimento em Odontologia, por menos invasivo e menor que seja, muita das vezes devolve além de estética, autoestima e qualidade de vida, e isso é um grande foco atual da área.

 

E é pensando nisso que a Harmonização Orofacial se fez de grande importância nos tratamentos odontológicos, afinal, quem mais entende de cabeça e pescoço senão Cirurgiões-dentistas? A harmonização orofacial nada mais é do que o equilíbrio entre a parte funcional e estética do conjunto da face.

 

Mas o que envolve a área da harmonização orofacial? – Hoje podemos contar com tratamentos feitos com Ácido Hialurônico, Toxina Botulínica, fios de sustentação, a famosa Bichectomia, entre outros procedimentos. Esses são alguns exemplos de procedimentos que podem ser grandes aliados de um procedimento funcional que já praticávamos nos nossos consultórios. Seja após uma reabilitação oral, onde precisamos de lábios com maior suporte e sustentação para alcançarmos um resultado ainda mais satisfatório, seja para eliminar rugas de expressão por conta de um estresse muscular, causados muitas vezes por um distúrbio de articulação. Hoje é possível lançar mão de diversos procedimentos para agregar a um trabalho que não chegava a completa satisfação porque estávamos limitados quanto a finalização.

 

Nós cirurgiões-dentistas temos um senso crítico e uma destreza manual muito aguçadas, e não é de hoje que estudamos as proporções faciais que antes só poderiam ser resolvidas com procedimentos cirúrgicos, e na maioria das vezes, procedimentos irreversíveis. Combinar sorriso e face a favor da harmonia desejada pelo paciente, trazendo além de satisfação profissional reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, tem deixado tanto profissional quanto paciente muito satisfeitos e realizados.

 

É importante ressaltar que harmonia facial, dental, beleza e autoestima são consideradas percepções subjetivas, já que cada um de nós tem um senso estético e crítico muito diferente para qualificar padrões, quer sejam eles funcionais ou estéticos. O importante é se sentir bem, se sentir harmônico e equilibrado!

 

Página da revista com o artigo!


AGENDE sua consulta por WhatsApp e Harmonize sua face com nossos especialistas: 📞Contato Rio: (21) 99261-1010 ou (21) 3269-4719 📞Contato Brasília: (61) 99633-8810

Posts relacionados

Comentários

Pular para a barra de ferramentas