Loading...

Post para Dentistas: Uma solução eficaz no tratamento de Hipersensibilidade dentinária com 3M

Post para Dentistas: Uma solução eficaz no tratamento de Hipersensibilidade dentinária com 3M
3 de abril de 2017

Falando de Hipersensibilidade Dentinária!

Um dos grandes vilões quando se trata de “dor de dente” se chama hipersensibilidade dentinária. Este é um desafio diário nos nossos consultórios, visto que boa parte dos brasileiros sofre desse problema e isso tende a aumentar devido à longevidade da população, com maior incidência em pacientes com periodontite, e principalmente lesões não cariosas causadas por mecanismos físicos e químicos.

.

A hipersensibilidade dentinária é caracterizada por uma dor fugaz e aguda, causada pela resposta da dentina exposta ao estímulo térmico, tátil ou químico.  Para que a hipersensibilidade ocorra, a dentina radicular deve estar exposta e os túbulos dentinários abertos. A razão mais comum para esta exposição é a recessão gengival causada, principalmente, pela formação da placa bacteriana nesta região, abrasão por escovação, preparo coronário e perda gengival secundária à periodontite ou cirurgia.

3M em: Clinpro™ White Varnish!

Para solucionar este desconforto, a 3M ESPE oferece um produto específico para o selamento dos túbulos dentinários com longa duração: 3M ESPE Clinpro™ White Varnish.

E foi então que recebi da @3moralcarebrasil o Verniz fluoretado deles, o Clipro White Varnish (sabor melãooo 😋) para o tratamento de dentes hipersensíveis; uso em ambos, esmalte e dentina.

.

Tenho muuuuitos casos do tipo aqui no consultório, e a dica de uso veio da minha Dentista de quando eu era criança e adolescente, Dra Hilda Valéria (minha maior inspiração inclusive!). Conversando com ela sobre alguns dos meus casos, relatei a minha dificuldade em tratar hipersensibilidade em alguns casos e foi quando ela comentou comigo sobre o produto e eu entrei em contato com a 3M para experimentar e poder relatar minha experiência.

.

Como funciona?

A pasta é tolerante a umidade e saliva, e consequentemente, ela flui sem problemas nos dentes úmidos e liga-se firmemente às suas superfícies. O tratamento pode ser aplicado após a limpeza de rotina profissional. No entanto, isto não é um pré-requisito; a área a ser tratada só precisa estar “limpa”. Ah! O xilitol é usado como adoçante; e sabemos o quanto ele é anticariogênico (gostamos!). O verniz é ativado pela saliva e espalhado com a ajuda da língua do paciente sobre os dentes, com um poder de migração que o espalha por mais de 4 horas, alcançando inclusive as interproximais. A liberação de flúor é direcionada e sustentada por 24 horas, concomitante com a liberação de cálcio e fosfato (tecnologia TCP), o que permite maior proteção aos dentes dos seus pacientes.

.

Essa é uma tecnologia inovadora de fosfato tri-cálcio (TCP) que oferece mais proteção para os dentes, e ajuda a aliviar a sensibilidade. Dá uma olhadinha em como a ClinproWhite Varnish é maravilhosa:

.

– Clinpro™  é uma cobertura fotoativada pela saliva, durável, que libera flúor e oferece uma camada protetora imediata para aliviar a hipersensibilidade dentinária.

– Excelente para proteger superfícies radiculares hipersensíveis, em uma única sessão.

– Permanece por seis meses ou mais.

– Tolerante à umidade: não necessita secagem ou pré-tratamento da superfície radicular.

– Não requer o uso de isolamento absoluto.

– Libera flúor, cálcio e fosfato.

 

Como eu uso?

É importante ressaltar que o passo a seguir é segundo a minha forma de uso e não foi tirada de nenhum livro. Portanto é apenas minha experiência.

.

– Após profilaxia orévia, aplico 3 vezes na região afetada alguma pasta Sensitive profissional, durante 2 min cada (uso “cotonete”).

– Despeje todo produto Clinpro em um pote dappen e misture bem.

– Sem a necessidade de secar a região afetada, aplique uma fina camada na região e espere 1 min sem friccionar o produto (uso Microbrush).

– Peça ao paciente para que ele passe a língua na região e aguarde mais um minuto.

– Pode liberar o paciente.

 

É isso gente, espero que esse post tenha sido de uma boa serventia 🙂 Beijos, môres.

Posts relacionados

Comentários

Pular para a barra de ferramentas