Loading...

Células-tronco em dente de leite

Células-tronco em dente de leite
14 de fevereiro de 2017

Navegando no novo design do Blog da Dental Cremer (que por sinal está sensacional!), me deparei com um texto MUITO bacana sobre células-tronco em dente de leite, da Dra Daphene Ozelame.

Sobre o novo Blog da Dental Cremer

Depois de 3 anos e mais de 760 mil visualizações, o pessoal do Marketing e tecnologia da Dental Cremer sentiu a necessidade de mudar. Por isso, o Blog Dental Cremer está de cara nova! Tudo isso para destacar e valorizar ainda mais a odontologia, prezando pela qualidade do conteúdo que sempre tivemos. Naveguem em e confiram as mudanças: www.blog.dentalcremer.com.br

Sobre a Colunista da Dental Cremer, Dra Daphene Ozelame

A Dra Daphene tem 27 anos, paranaense e filha mais velha de pais Dentistas. Formada em Odontologia pela USC, especialista em Odontopediatria pela FOB-USP, especialista em Ortodontia pela Instituição Hugo Trevisi e Credenciada Damon System e Invisalign. Trabalho atualmente na Clinica Ozelame Costa onde o próprio nome deu origem ao Instagram @clinicaozelamecosta. Rodeada por Odontologia desde pequena, entrou na faculdade com intuito de se especializar em Ortodontia, mas se apaixonei pela Odontopediatria e seus encantos. Hoje além de ser essa Odontopediatra super reconhecida, é Oondtoblogger e Digital Influencer no Instagram, onde inspira muitos outros dentistas e acadêmicos da área. Para completar esse currículo maravilhoso, a Dra Daphene também é Colunista do Blog da Dental Cremer. Dá uma olhadinha nos textos que ela já escreveu por lá: www.blog.dentalcremer.com.br/autor/daphene_oc/

Texto sobre o tesouro que os dentinhos de Leite escondem dentro deles:

Link para acessar o texto no Blog da Dental Cremer: www.blog.dentalcremer.com.br/dente-de-leite-tambem-tem-celulas-tronco/

“Quem poderia imaginar anos atrás que o dente decíduo, famoso por ser moeda de troca com a fada do dente, seria hoje um guardião de um tesouro chamado: células-tronco, que têm uma particularidade muito especial de se transformarem, em condições adequadas, em diversas outras células do corpo. Com isso, o tratamento e até mesmo a cura de doenças tornou-se algo mais palpável.

As células coletadas do dente de leite, são classificadas como mesenquimais e são mais versáteis, por serem muito jovens e com grande plasticidade e versatilidade. Podem ser utilizadas em mais tratamentos do que aquelas encontradas no sangue (cordão umbilical), por exemplo.

Para extrair o “tesouro”, é necessário acompanhamento com um cirurgião-dentista capacitado. Somente o profissional poderá avaliar quando deverá ocorrer a extração para coletar o material sem perda. O dente tem que estar próximo de ficar mole e é preciso ver como está a reabsorção da raiz. Desta forma, fazendo essa avaliação, um dente já é o suficiente.

A partir da coleta da polpa do dente de leite, é feito o cultivo de células e o armazenamento em nitrogênio líquido. Assim, estas células poderão ser utilizadas em possíveis tratamentos de doenças no futuro, tanto pelo próprio doador quanto por parentes de primeiro grau.

Para realizar o procedimento, os dentistas precisam ser credenciados em algum Centro de Tecnologia Celular, além de seguir os protocolos estabelecidos pelas empresas que são credenciados.

O processo da coleta não é invasivo e pode ser feito naturalmente durante o período de troca dos dentes da criança, geralmente entre os 6 e 12 anos. Quanto mais cedo for feita a coleta, mais jovens serão as células coletadas e melhores serão os resultados e a qualidade do material. Mas isso não significa que após a perda do primeiro dente de leite não se pode mais armazená-las.

O tempo entre a extração do dente e a chegada dele ao laboratório se dá em 48h em média. Geralmente, chegam entre 7 a 15 células do dente, que será preservado e multiplicado em até 7 milhões. Elas podem ser armazenadas por tempo indeterminado, até precisarem ou não ser utilizadas. As células coletadas também podem ser utilizadas em mais de uma oportunidade, devido ao processo de multiplicação.

Há um custo pelo processo de criopreservação, e infelizmente ainda não há iniciativa pública para esse tipo de armazenamento, mas esperamos que essa realidade mude e que todos possam usufruir desses benefícios futuramente.”

Autor: Dra Daphene Ozelame.

 

Conheça a R-crio

Acreditamos que tomar medidas que melhorem a nossa qualidade de vida já não é mais um sonho, mas sim uma realidade possível. Por isso, a R-Crio é movida por um objetivo simples, mas cheio de responsabilidade e dedicação: usar a tecnologia a favor da vida através da medicina personalizada. Sabemos que uma pequena sementinha plantada hoje poderá ser o fruto de uma vida plena e saudável. Por isso, cuidamos das novas gerações com o mesmo carinho e dedicação de seus pais, pensando não somente no dia de hoje, mas em toda a trajetória das crianças.

E como fazemos isso?

Através da Criopreservação (armazenamento de células-tronco extraídas a partir da polpa do dente de leite) e da Análise Genômica (mapeamento genético), procuramos oferecer para cada família saúde, conforto e segurança. E o Espaço Odonto em Foco já oferece esse diferencial aos seus pacientes.

Entre no Site da R-Crio e saiba como credenciar nos planos: www.r-crio.com/planos/

Sobre o Processo de Criopreservação e Mapeamento Genético feito no Espaço Odonto em foco

 

O tratamento de um futuro que começa agora – Células-tronco

Os tratamentos com células-tronco estão cada vez mais acessíveis e eficazes, por isso, o armazenamento, a multiplicação e a preservação dessas células são uma forma cada vez mais concreta de preservar a saúde das novas gerações. Com os avanços da medicina, o tratamento e até mesmo a cura de doenças que hoje são consideradas incuráveis estão se tornando algo cada vez mais possível e palpável. Isso engloba desde condições mais simples, como queimaduras e fraturas, até diabetes, Alzheimer e autismo, por exemplo.

Sempre em busca da excelência em saúde para toda a sua família, temos como meta oferecer as melhores opções de tratamentos que a medicina e a Odontologia personalizada pode oferecer para o bem estar de cada um. Por isso a Equipe do Espaço Odonto em foco, agora é credenciada com a R-Crio afim deguardar um tesouro precioso, capaz de beneficiar a saúde de seu filho durante toda a vida: células-tronco capazes de auxiliar na regeneração de diversos tipos de tecidos e órgãos, através do dente de leite do seu(sua) pequeno(a), como:

Análise Genômica – Mapeamento Genético

A análise genômica pode ser considerada o “ponto alto” da medicina personalizada, pois proporciona o conhecimento ideal para direcioná-lo em relação a todas as características que podem ser estimuladas ou evitadas, a partir de hoje. Isso acontece porque os resultados incríveis desse exame nos permitem mudar a vida de cada membro da sua família de forma única.


Entre em contato com o Espaço Odonto em Foco

contato@espacoodontoemfoco.com.br
(21) 3269.4719 / (21) 99261.1010

Av. Geremário Dantas, 526 sala 302 – Ed. Blue Business – Pechincha (Jacarepaguá) / Rio de Janeiro RJ

Posts relacionados

Comentários

Pular para a barra de ferramentas