Carnaval: vá com calma ao beijar

25 de fevereiro de 2017

Beijar é bom, mas vá com calma!

Não é pra não beijar ninguém; mas tome certas precauções! Principalmente se estiver com alguma ferida na boca; não saia beijando qualquer um(a) por aí no Carnaval!

Conheça cinco doenças que podem ser transmitidas pelo beijo:

Mononucleose: popularmente chamada de “a doença do beijo”, ela tem como vírus responsável o Epstein-Barr, da família Herpesviridae. Os sintomas são febre, dor de garganta, gânglios no pescoço e até alterações no fígado e no baço.

Herpes simples: os vírus de tipo 1 (oral) e 2 (genital) provocam lesões bolhosas em pele e mucosas, que podem reativar periodicamente;
Meningites: ocorre quando, por alguma razão em específico, bactérias e vírus vencem as defesas do organismo e atingem as meninges, membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Causa febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço;

Hepatite A: causada pelo vírus VHA, a doença tem como sintomas: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas, urina escura e vômito. Além da via oral-fecal, pode ser transmitida por meio de alimentos ou água contaminados;
Gripes e resfriados: a gripe ocorre quando organismo é infectado pelo vírus influenza, enquanto o resfriado pode ser causado por vários tipos de vírus, como o rinovírus ou coronavírus. Provocam febre, dores de cabeça e no corpo, tosse, coriza, mal-estar e fraqueza.

Sífilis: A sífilis pode ser transmitida pelo beijo, se a outra pessoa estiver contaminada e tiver alguma ferida na boca. A forma mais comum de contágio, no entanto, é a sexual. A doença é causada por uma bactéria chamada treponema pallidum e pode aparecer em diferentes partes do corpo e levar até uma semana após o contágio para aparecer.

E a cárie? A cárie não passa por beijo não! Eu só não beijaria alguém com uma panela de cárie na boca (a bactéria é transmitida, mas a doença cárie não se instala pois é o que chamamos de biofilme dependente!). Mas a gengivite sim, essa pode pegar também através do beijo.